Cinema, Meu amor! (Parte 1)

11/10/2009

*Versión en castellano mas abajo. 

A semana foi deliciosamente preenchida com duas boas visitas ao cinema com a minha companheira de cinefilia… senhorita Annabiiiiiillll. Geralmente, eu aproveito a vida cultural de Buenos Aires com atrativos do tipo: entrada gratuita, porque nem sempre que dá pra ir ao cinema… cineeeeeeema. As finanças não permitem. Mas tinha um filme que merecia meus contados pesos…

El Secreto de Sus Ojos Azules

Botam o homem pra atuar em drama... comédia... e funciona! / Ponen el tipo para actuar en drama.. comédia... y igual funciona!

Botam o homem pra atuar em drama... comédia... e funciona! / Ponen el tipo para actuar en drama.. comédia... y igual funciona!

O candidato à candidato ao Oscar, El Secreto de sus Ojos – novo filme do ator Ricardo Darín – promete causar muito mais que o sem-gracinha “O Filho da Noiva”, que já ganhou em 2001 uma indicação a estatueta para Melhor Filme Estranjeiro. Novamente junta, a dupla Juan José Campanella e Darín, o Paul Newman argentino (gentem… o que são os olhos azuis deste homem?) acertou mais a mão dessa vez, e realizou uma obra com tudo bem dosado.

Não espere nada muito cult, porque o filme é feito com patrocinios poderosos e para ganhar muitos dinheiros… Mas isto não significa que foi feita só para isto.  A história começa com Benjamín Espósito, que depois de trabalhar tooooda sua vida em um tribunal, se aposenta e não sabe o que fazer com seu tempo livre. Então, toma a decisão de escrever uma novela sobre um dos casos em que ele trabalhou há 30 atrás. Tudo isso vai fazer o homem desinterrar uma série de acontecimentos que interferiram diretamente na sua vida. *não é a originalidade que chama a atenção…

Entretanto… 

Mas o babado, benhê… é que o filme consegue colocar no mesmo saco romance-melodramático, misturado com um trama policial… e comédia (muito intelegente). Com uma montagem que vai e volta – com o mérito de deixar não deixar ninguém se perder pelo caminho. As atuações também ganham o crédito por tal façanha. Todos com personagens bem esteriotipicos, conseguem dar veracidade em cenas no mínimo… desafiadoras. Soledad Villamil convence como a mulher durona merecedora do amor platônico de Es-pó-si-to, e o comediante Guillermo Francella é o rei do carisma (e faz até os pseudo-cults rir sem culpa). Enfim. Importante produção da nova cinematografia argentina, no ponto pra ganhar o Oscar.

*Mas sempre existe filmes com pobres judeus para roubar o lugar.

To be continued…

En Pseudo-Castellano:

Cine, mi amor

Mi semana fue llenada con dos ricas visitas al cine con mi compañera de cinefilia… señorita Annabiiill. A menudo, aprovecho la vida cultural de Buenos Aires con atractivos del tipo: entrada gratuita. Porque las finanzas no permiten siempre. Pero habia una pelicula que merecia mis  escasos pesos.

El Secreto de Ojos Azules

El candidato a candidato al Oscar, “El Secreto de sus Ojos” – nueva peli del actor Ricardo Darín – promete ser mas exitoso que el aburrido “El Hijo de la Novia”, que ganó una indicación a la estatueta de Mejor Película Extranjera, en 2001. Nuevamente juntos, el dúo Juan José Campanella e Darín, el Paul Newman argentino (que ojos azules increíbles), se perfecciono y realizaran una obra muy armonica.

No se puede esperar nada muy cult, porque la peli fue hecha para hacer mucha plata. Y con toda la inversión del mundo. Pero, lo que no significa que la pelicula fue hecha solo para esto. La história es acerca de Benjamin Espósito, que despues de trabajar toooooodo su vida en un Juzgado, esta jubilado sin saber que hacer con su tiempo libre. Entonces, decide escribir una novela basada en uno de los casos en que trabajo, hace 30 años. Esto sirve de excusa para que el tipo se acuerde de un monton de sucesos que cambiaram su vida. *Seguro, que no es la originalidad que llama la atención de la producción.

En cambio…

Pero, el grano, queridinhos… es que la peli logra juntar romance-melodramático, con una compleja trama policial… y mezclar con una comédia (muy inteligente), todavía. Además, su montaje no linear alcanza no dejar nadie perdido en el trayecto (bueno… hay una cierta exageración de explicaciones al fin, pero, no esta malo). Las atuacciones ganan igual su crédito. Aunque todos los personajenes sean muy estereotípicos, los actores dan veracidad a escenas por lo menos, desafiadoras. Soledad Villamil convence como la mujer dura merecedora del amor platônico de Es-pó-si-TO, y el comediante Guillermo Francella es el rey del carisma (y hace hasta los pseudo-cults reiren sin culpa). En fin. Importante producción de la nueva cinematografia argentina, lista para ganar el Oscar.

*Pero siempre hay películas con pobres judios para robar el puesto.

To be Continued…

Anuncios

Una respuesta to “Cinema, Meu amor! (Parte 1)”

  1. Luiza Goulart said

    OIss!! este tal de Keseyo virou mestre miagui agora?!hauahau 😛 esta semana tava rolando o festival de Cinema aqui em Cbá, mas acabei esquecendo de ir..ehehe mta correria com duas matérias Capricho e dar atenção pra tds neh..:)
    Ah, vi dois filmes mto bom no cine aqui: o da Cameron Diaz (uma prova de amor) sai com a cara inchada..eh tãão lindjo..o cinema inteiro soluçando..ehehe e vi o do Tarantino ontem..mto massa!! já viu?! Bjokas, Lu

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: